domingo, 25 de setembro de 2011

Pulmão saudável e Pulmão de fumante

Os pulmões são o principal órgão do sistema respiratório dos seres humanos. Possuímos um par de pulmões, localizados um de cada lado do tórax, na região interior da cavidade formada pelas costelas. Estas servem de proteção para os pulmões. 

Funções, respiração e doenças Pulmonares

A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de  água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.



O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças. 


Principais doenças causadas pelo cigarro:

- Câncer de pulmão 
- Câncer de boca 
- Câncer de estômago 
- Câncer de laringe
- Leucemia 
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões 
- Impotência sexual
- Bronquite 
- Trombose vascular 
- Catarata    
- Aneurisma arterial
- Rinite Alérgica 
- Úlcera do aparelho digestivo 
- Infecções respiratórias 
- Angina
-Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)

Portanto, a melhor saída é parar de fumar imediatamente, antes de desenvolver uma destas doenças.
 
Os médicos afirmam que, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro num ex-fumante. E para aqueles que não fumam, vale a pena dizer que a nicotina é uma substância que vicia rapidamente. Experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício. 

Importante: o fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário